Manual de Educação Infantil - 0 a 3 Anos Uma Abordagem Reflexiva Bondioli, A.; Mantovani Descrição Discute as questões pedagógicas das instituições que atendem crianças pequenas: os problemas institucionais e profissionais que dizem respeito aos educadores e aos pais, bem como a programação das atividades educacionais; os conhecimentos relativos à criança com base em pesquisas sobre jogo, linguagem e socialização; as propostas italianas bem-sucedidas para o atendimento de crianças de 0 a 3.
Sumário
PARTE I A Creche como Serviço
1. Creches entre dinâmicas político-institucionais, legislativas, sociais e culturais 2. Serviços para a infância e para as famílias entre regulamentação e inovação
PARTE II Os Adultos
3. O adulto frente à criança: ao mesmo tempo igual e diferente 4. Os comportamentos parentais em relação à criança e à instituição 5. Considerações críticas e experiências de gestão social 6. Coordenação pedagógica e trabalho em grupo 7. A atualização permanente nas creches 8. A programação 9. O relacionamento entre educadores e pais 10. A inserção
PARTE III As Crianças
11. Modalidades e problemas do processo de socialização entre crianças na creche 12. O desenvolvimento da linguagem 13. A dimensão lúdica na criança de 0 a 3 anos e na creche 14. “Aquele sou eu”: a criança frente ao espelho – relação com o outro e exploração cognitiva 15. A construção dos conhecimentos através das trocas entre crianças: estatuto e papel dos “mais velhos” no interior do grupo 16. Em direção a um serviço para a faixa etária de 0 a 6 anos: uma experiência de continuidade 17. Além da creche: o tempo para as famílias
PARTE V As Características de algumas Realidades
18. As creches em milão: um longo caminho desde o assistencialismo à educação 19. As creches em Turim: a caminho de um projeto para a faixa etária de 0 a 6 anos 20. As creches em Bolonha: após o momento “político”, a busca de uma projeto pedagógico 21. As creches de Gênova: a reorganização do sevriço como premissa para um novo planejamento 22. O modelo de Reggio Emília: estreita integração entre creche pública e família em uma cultura compartilhada dos serviços e do trabalho 23. As creches de Parma: a pedagogia do bem-estar 24. As creches em Pistóia: a qualidade de uma intervenção feita sob medida para a criança 25. As creches na Região da Úmbria
Educação Infantil - Saberes e Fazeres da Formação de Professores Editora: Papirus
Este livro discute os saberes e fazeres de educadoras em formação. Em seu contato com o cotidiano das creches, elas analisam as propostas de trabalho com diferentes grupos etários, abordam suas experiências e refletem sobre o processo que estão vivendo, sempre em diálogo com profissionais, crianças e famílias.
São abordados os temas centrais da educação infantil, como a especificidade que é ser professora de bebês; a importância de adotar uma proposta que seja sustentada na experimentação, na pesquisa e na vivência com diferentes materiais e espaços; o trabalho em pequenos grupos; as dificuldades e os desafios de construir relações pautadas na escuta, na afetividade e no respeito às diferenças; a co-responsabilidade da creche e da universidade na formação de novos educadores.
Em resumo, os textos aqui reunidos mostram que a qualidade da educação infantil está diretamente relacionada a fatores como compromisso, dedicação e disposição para ver e ouvir as crianças.
POR AMOR E POR FORÇA - ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA CARMEM SILVEIRA BARBOSA Editora ARTMED
Este livro leva os educadores a refletir e questionar as rotinas na educação infantil. A partir de sua observação da maneira como as rotinas são estabelecidas em diversas instituições no Brasil e no exterior, a autora mostra que é possível repensar a o cotidiano pedagógico, prestando atenção às práticas, aos motivos pelos quais se faz as coisas de um jeito ou de outro, viabilizando mudanças. Para isso, é preciso sair da visão adultocêntrica, de quem "sabe o que é melhor para as crianças", e adotar a premissa de que se está permanentemente sendo reconstruído através das práticas de vida.
Os Fazeres na Educação Infantil Autor: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Ana Maria Mello, Telma Vitória, Adriano Gosuen, Ana Cecília Chagur Editora: CORTEZ
Este livro conta histórias sobre as formas de trabalhar com as crianças em creches e pré-escolas. As histórias tecem as experiências práticas e os conhecimentos produzidos por um grupo de educadores e pesquisadores da Universidade de São Paulo. Os temas abordados são: os medos, a alimentação, a higiene, o sono, as mordidas, as brigas, os materiais didáticos e os brinquedos, a chegada de uma criança portadora de deficiência, os afetos e desafetos, a arrumação do espaço, a aprendizagem e seus problemas, os limites, a disciplina. O livro também apresenta textos sobre as novas leis que regulamentam o trabalho em educação infantil e as formulações mais recentes da ciência sobre o desenvolvimento das crianças. Nesta obra você vai encontrar muitas histórias sobre os fazeres de crianças de 0 a 6 anos de idade e sobre os fazeres de uma instituição que as atende em parceria com as famílias. Histórias bem informadas, que ajudam pais e profissionais a refletirem sobre o seu próprio fazer com as crianças.
Olá! Para as crianças sugiro que visitem as editoras: * Girassol (livros grandes, c/ figuras que "saltam"); * Salamandra (livros c/ páginas reforçadas); * Paulinas (tem livros p/ todas as idades, preço bom); * Brinque Book (boa qualidade e boas histórias); * Melhoramentos (os livros do Ziraldo, aqueles do bichinho da maçã, o preço deles geralmente é mais caro); * Editoras tradicionais: Ática, Scipione e Moderna. * Formato e Lê (bons títulos); * IBEP - Companhia Editora Nacional (bons preços e bons títulos); * Cosac Naify (bons títulos, qualidade gráfica); * Callis editora (vale à pena conhecer); * Manati (bons livros); * Peirópolis (bons livros); * DCL (bons livros,de bom tamanho). ▼▼▼ * O segredo da Bienal é ir sem pressa, conhecer os lançamentos e perceber quais obras realmente vão despertar o interesse infantil. Observar: qualidade do texto, pertinência das ilustrações, qualidade gráfica (tipo de papel, impressão, capa, durabilidade). OBS.: Para bebês não é necessário "apenas" o livro de pano ou de plástico. Se alguém lerá para os bebês, optem por bons livros, adequados a sua faixa etária. Livros de pano e plástico, geralmente, são apenas para manuseio da criança... Umas "dentadinhas" sempre vão acontecer, afinal, é o processo de reconhecimento das crianças nessa idade. ▼▼▼ Não deixem de visitar a editora WAK (pavilhão VERDE, rua S14) e conhecer o meu livro BRINCAR & VIVER: PROJETOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL!
7 comentários:
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Um abraço,
EDUCAÇÃO INFANTIL NO RIO
Manual de Educação Infantil - 0 a 3 Anos Uma Abordagem Reflexiva Bondioli, A.; Mantovani
Descrição
Discute as questões pedagógicas das instituições que atendem crianças
pequenas: os problemas institucionais e profissionais que dizem respeito aos
educadores e aos pais, bem como a programação das atividades educacionais;
os conhecimentos relativos à criança com base em pesquisas sobre jogo,
linguagem e socialização; as propostas italianas bem-sucedidas para o
atendimento de crianças de 0 a 3.
Sumário
PARTE I
A Creche como Serviço
1. Creches entre dinâmicas político-institucionais, legislativas, sociais e
culturais
2. Serviços para a infância e para as famílias entre regulamentação e inovação
PARTE II
Os Adultos
3. O adulto frente à criança: ao mesmo tempo igual e diferente
4. Os comportamentos parentais em relação à criança e à instituição
5. Considerações críticas e experiências de gestão social
6. Coordenação pedagógica e trabalho em grupo
7. A atualização permanente nas creches
8. A programação
9. O relacionamento entre educadores e pais
10. A inserção
PARTE III
As Crianças
11. Modalidades e problemas do processo de socialização entre crianças na
creche
12. O desenvolvimento da linguagem
13. A dimensão lúdica na criança de 0 a 3 anos e na creche
14. “Aquele sou eu”: a criança frente ao espelho – relação com o outro e
exploração cognitiva
15. A construção dos conhecimentos através das trocas entre crianças:
estatuto e papel dos “mais velhos” no interior do grupo
16. Em direção a um serviço para a faixa etária de 0 a 6 anos: uma experiência
de continuidade
17. Além da creche: o tempo para as famílias
PARTE V
As Características de algumas Realidades
18. As creches em milão: um longo caminho desde o assistencialismo à
educação
19. As creches em Turim: a caminho de um projeto para a faixa etária de 0 a 6
anos
20. As creches em Bolonha: após o momento “político”, a busca de uma projeto
pedagógico
21. As creches de Gênova: a reorganização do sevriço como premissa para um
novo planejamento
22. O modelo de Reggio Emília: estreita integração entre creche pública e
família em uma cultura compartilhada dos serviços e do trabalho
23. As creches de Parma: a pedagogia do bem-estar
24. As creches em Pistóia: a qualidade de uma intervenção feita sob medida
para a criança
25. As creches na Região da Úmbria
Educação Infantil - Saberes e Fazeres da Formação de Professores
Editora: Papirus
Este livro discute os saberes e fazeres de educadoras em formação. Em seu contato com o cotidiano das creches, elas analisam as propostas de trabalho com diferentes grupos etários, abordam suas experiências e refletem sobre o processo que estão vivendo, sempre em diálogo com profissionais, crianças e famílias.
São abordados os temas centrais da educação infantil, como a especificidade que é ser professora de bebês; a importância de adotar uma proposta que seja sustentada na experimentação, na pesquisa e na vivência com diferentes materiais e espaços; o trabalho em pequenos grupos; as dificuldades e os desafios de construir relações pautadas na escuta, na afetividade e no respeito às diferenças; a co-responsabilidade da creche e da universidade na formação de novos educadores.
Em resumo, os textos aqui reunidos mostram que a qualidade da educação infantil está diretamente relacionada a fatores como compromisso, dedicação e disposição para ver e ouvir as crianças.
POR AMOR E POR FORÇA - ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MARIA CARMEM SILVEIRA BARBOSA
Editora ARTMED
Este livro leva os educadores a refletir e questionar as rotinas na educação infantil. A partir de sua observação da maneira como as rotinas são estabelecidas em diversas instituições no Brasil e no exterior, a autora mostra que é possível repensar a o cotidiano pedagógico, prestando atenção às práticas, aos motivos pelos quais se faz as coisas de um jeito ou de outro, viabilizando mudanças. Para isso, é preciso sair da visão adultocêntrica, de quem "sabe o que é melhor para as crianças", e adotar a premissa de que se está permanentemente sendo reconstruído através das práticas de vida.
Os Fazeres na Educação Infantil
Autor: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Ana Maria Mello, Telma Vitória, Adriano Gosuen, Ana Cecília Chagur
Editora: CORTEZ
Este livro conta histórias sobre as formas de trabalhar com as crianças em creches e pré-escolas.
As histórias tecem as experiências práticas e os conhecimentos produzidos por um grupo de educadores e pesquisadores da Universidade de São Paulo.
Os temas abordados são: os medos, a alimentação, a higiene, o sono, as mordidas, as brigas, os materiais didáticos e os brinquedos, a chegada de uma criança portadora de deficiência, os afetos e desafetos, a arrumação do espaço, a aprendizagem e seus problemas, os limites, a disciplina.
O livro também apresenta textos sobre as novas leis que regulamentam o trabalho em educação infantil e as formulações mais recentes da ciência sobre o desenvolvimento das crianças.
Nesta obra você vai encontrar muitas histórias sobre os fazeres de crianças de 0 a 6 anos de idade e sobre os fazeres de uma instituição que as atende em parceria com as famílias. Histórias bem informadas, que ajudam pais e profissionais a refletirem sobre o seu próprio fazer com as crianças.
Olá!
Para as crianças sugiro que visitem as editoras:
* Girassol (livros grandes, c/ figuras que "saltam");
* Salamandra (livros c/ páginas reforçadas);
* Paulinas (tem livros p/ todas as idades, preço bom);
* Brinque Book (boa qualidade e boas histórias);
* Melhoramentos (os livros do Ziraldo, aqueles do bichinho da maçã, o preço deles geralmente é mais caro);
* Editoras tradicionais: Ática, Scipione e Moderna.
* Formato e Lê (bons títulos);
* IBEP - Companhia Editora Nacional (bons preços e bons títulos);
* Cosac Naify (bons títulos, qualidade gráfica);
* Callis editora (vale à pena conhecer);
* Manati (bons livros);
* Peirópolis (bons livros);
* DCL (bons livros,de bom tamanho).
▼▼▼
* O segredo da Bienal é ir sem pressa, conhecer os lançamentos e perceber quais obras realmente vão despertar o interesse infantil.
Observar: qualidade do texto, pertinência das ilustrações, qualidade gráfica (tipo de papel, impressão, capa, durabilidade).
OBS.: Para bebês não é necessário "apenas" o livro de pano ou de plástico. Se alguém lerá para os bebês, optem por bons livros, adequados a sua faixa etária.
Livros de pano e plástico, geralmente, são apenas para manuseio da criança...
Umas "dentadinhas" sempre vão acontecer, afinal, é o processo de reconhecimento das crianças nessa idade.
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Não deixem de visitar a editora WAK (pavilhão VERDE, rua S14) e conhecer o meu livro BRINCAR & VIVER: PROJETOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL!
Beijinhos,
Ivanise Meyer :)
Olá!
Deixei sugestões no Baú de Ideias:
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com
Bjs,
Ivanise :)
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