tag:blogger.com,1999:blog-4008889425594015466.post9182176804699140834..comments2023-11-30T07:20:33.333-03:00Comments on Educação Infantil no Rio: Sugestões para compra de livros na BienalEducação Infantil no Riohttp://www.blogger.com/profile/16648236059003103435noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-4008889425594015466.post-19203872782388323382009-09-13T16:07:16.486-03:002009-09-13T16:07:16.486-03:00Olá!
Deixei sugestões no Baú de Ideias:
http://bau...Olá!<br />Deixei sugestões no Baú de Ideias:<br />http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com<br /><br />Bjs,<br />Ivanise :)Ivanise Meyerhttps://www.blogger.com/profile/00136979174475048014noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4008889425594015466.post-60256100740599993122009-09-10T11:55:36.219-03:002009-09-10T11:55:36.219-03:00Olá!
Para as crianças sugiro que visitem as editor...Olá!<br />Para as crianças sugiro que visitem as editoras:<br />* Girassol (livros grandes, c/ figuras que "saltam");<br />* Salamandra (livros c/ páginas reforçadas);<br />* Paulinas (tem livros p/ todas as idades, preço bom);<br />* Brinque Book (boa qualidade e boas histórias);<br />* Melhoramentos (os livros do Ziraldo, aqueles do bichinho da maçã, o preço deles geralmente é mais caro);<br />* Editoras tradicionais: Ática, Scipione e Moderna.<br />* Formato e Lê (bons títulos);<br />* IBEP - Companhia Editora Nacional (bons preços e bons títulos);<br />* Cosac Naify (bons títulos, qualidade gráfica);<br />* Callis editora (vale à pena conhecer);<br />* Manati (bons livros);<br />* Peirópolis (bons livros);<br />* DCL (bons livros,de bom tamanho).<br />▼▼▼<br />* O segredo da Bienal é ir sem pressa, conhecer os lançamentos e perceber quais obras realmente vão despertar o interesse infantil.<br />Observar: qualidade do texto, pertinência das ilustrações, qualidade gráfica (tipo de papel, impressão, capa, durabilidade).<br />OBS.: Para bebês não é necessário "apenas" o livro de pano ou de plástico. Se alguém lerá para os bebês, optem por bons livros, adequados a sua faixa etária.<br />Livros de pano e plástico, geralmente, são apenas para manuseio da criança...<br />Umas "dentadinhas" sempre vão acontecer, afinal, é o processo de reconhecimento das crianças nessa idade.<br />▼▼▼<br />Não deixem de visitar a editora WAK (pavilhão VERDE, rua S14) e conhecer o meu livro BRINCAR & VIVER: PROJETOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL!<br /><br />Beijinhos,<br />Ivanise Meyer :)Ivanise Meyerhttps://www.blogger.com/profile/00136979174475048014noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4008889425594015466.post-1610535547872810362009-09-09T17:45:17.933-03:002009-09-09T17:45:17.933-03:00Os Fazeres na Educação Infantil
Autor: Maria Cloti...Os Fazeres na Educação Infantil<br />Autor: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Ana Maria Mello, Telma Vitória, Adriano Gosuen, Ana Cecília Chagur<br />Editora: CORTEZ<br /><br />Este livro conta histórias sobre as formas de trabalhar com as crianças em creches e pré-escolas.<br />As histórias tecem as experiências práticas e os conhecimentos produzidos por um grupo de educadores e pesquisadores da Universidade de São Paulo.<br />Os temas abordados são: os medos, a alimentação, a higiene, o sono, as mordidas, as brigas, os materiais didáticos e os brinquedos, a chegada de uma criança portadora de deficiência, os afetos e desafetos, a arrumação do espaço, a aprendizagem e seus problemas, os limites, a disciplina.<br />O livro também apresenta textos sobre as novas leis que regulamentam o trabalho em educação infantil e as formulações mais recentes da ciência sobre o desenvolvimento das crianças.<br />Nesta obra você vai encontrar muitas histórias sobre os fazeres de crianças de 0 a 6 anos de idade e sobre os fazeres de uma instituição que as atende em parceria com as famílias. Histórias bem informadas, que ajudam pais e profissionais a refletirem sobre o seu próprio fazer com as crianças.Eliane Cunhanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4008889425594015466.post-57558616865545970302009-09-09T17:40:03.042-03:002009-09-09T17:40:03.042-03:00POR AMOR E POR FORÇA - ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTI...POR AMOR E POR FORÇA - ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL<br />MARIA CARMEM SILVEIRA BARBOSA<br />Editora ARTMED <br /><br />Este livro leva os educadores a refletir e questionar as rotinas na educação infantil. A partir de sua observação da maneira como as rotinas são estabelecidas em diversas instituições no Brasil e no exterior, a autora mostra que é possível repensar a o cotidiano pedagógico, prestando atenção às práticas, aos motivos pelos quais se faz as coisas de um jeito ou de outro, viabilizando mudanças. Para isso, é preciso sair da visão adultocêntrica, de quem "sabe o que é melhor para as crianças", e adotar a premissa de que se está permanentemente sendo reconstruído através das práticas de vida.Eliane Cunhanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4008889425594015466.post-754341565512205362009-09-09T17:38:21.808-03:002009-09-09T17:38:21.808-03:00Educação Infantil - Saberes e Fazeres da Formação ...Educação Infantil - Saberes e Fazeres da Formação de Professores<br />Editora: Papirus <br /><br />Este livro discute os saberes e fazeres de educadoras em formação. Em seu contato com o cotidiano das creches, elas analisam as propostas de trabalho com diferentes grupos etários, abordam suas experiências e refletem sobre o processo que estão vivendo, sempre em diálogo com profissionais, crianças e famílias.<br /><br />São abordados os temas centrais da educação infantil, como a especificidade que é ser professora de bebês; a importância de adotar uma proposta que seja sustentada na experimentação, na pesquisa e na vivência com diferentes materiais e espaços; o trabalho em pequenos grupos; as dificuldades e os desafios de construir relações pautadas na escuta, na afetividade e no respeito às diferenças; a co-responsabilidade da creche e da universidade na formação de novos educadores.<br /><br />Em resumo, os textos aqui reunidos mostram que a qualidade da educação infantil está diretamente relacionada a fatores como compromisso, dedicação e disposição para ver e ouvir as crianças.Eliane Cunhanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4008889425594015466.post-36494446735813561302009-09-09T05:30:39.081-03:002009-09-09T05:30:39.081-03:00Manual de Educação Infantil - 0 a 3 Anos Uma Abord...Manual de Educação Infantil - 0 a 3 Anos Uma Abordagem Reflexiva Bondioli, A.; Mantovani<br />Descrição <br />Discute as questões pedagógicas das instituições que atendem crianças <br />pequenas: os problemas institucionais e profissionais que dizem respeito aos <br />educadores e aos pais, bem como a programação das atividades educacionais; <br />os conhecimentos relativos à criança com base em pesquisas sobre jogo, <br />linguagem e socialização; as propostas italianas bem-sucedidas para o <br />atendimento de crianças de 0 a 3. <br /> <br />Sumário<br /> <br />PARTE I<br />A Creche como Serviço<br /> <br />1. Creches entre dinâmicas político-institucionais, legislativas, sociais e <br />culturais <br />2. Serviços para a infância e para as famílias entre regulamentação e inovação <br /> <br />PARTE II <br />Os Adultos<br /> <br />3. O adulto frente à criança: ao mesmo tempo igual e diferente <br />4. Os comportamentos parentais em relação à criança e à instituição <br />5. Considerações críticas e experiências de gestão social <br />6. Coordenação pedagógica e trabalho em grupo <br />7. A atualização permanente nas creches <br />8. A programação <br />9. O relacionamento entre educadores e pais <br />10. A inserção <br /> <br />PARTE III <br />As Crianças<br /> <br />11. Modalidades e problemas do processo de socialização entre crianças na <br />creche <br />12. O desenvolvimento da linguagem <br />13. A dimensão lúdica na criança de 0 a 3 anos e na creche <br />14. “Aquele sou eu”: a criança frente ao espelho – relação com o outro e <br />exploração cognitiva <br />15. A construção dos conhecimentos através das trocas entre crianças: <br />estatuto e papel dos “mais velhos” no interior do grupo <br />16. Em direção a um serviço para a faixa etária de 0 a 6 anos: uma experiência <br />de continuidade <br />17. Além da creche: o tempo para as famílias <br /> <br />PARTE V <br />As Características de algumas Realidades<br /> <br />18. As creches em milão: um longo caminho desde o assistencialismo à <br />educação <br />19. As creches em Turim: a caminho de um projeto para a faixa etária de 0 a 6 <br />anos <br />20. As creches em Bolonha: após o momento “político”, a busca de uma projeto <br />pedagógico <br />21. As creches de Gênova: a reorganização do sevriço como premissa para um <br />novo planejamento <br />22. O modelo de Reggio Emília: estreita integração entre creche pública e <br />família em uma cultura compartilhada dos serviços e do trabalho <br />23. As creches de Parma: a pedagogia do bem-estar <br />24. As creches em Pistóia: a qualidade de uma intervenção feita sob medida <br />para a criança <br />25. As creches na Região da ÚmbriaAgente de Educação Infantil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeirohttps://www.blogger.com/profile/04120260621747215702noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4008889425594015466.post-87088373882315578232009-09-09T01:42:07.093-03:002009-09-09T01:42:07.093-03:00Olá!
Deixe suas sugestões de livros aqui. Todos po...Olá!<br />Deixe suas sugestões de livros aqui. Todos poderão ler os COMENTÁRIOS e verificar as sugestões.<br />Um abraço,<br />EDUCAÇÃO INFANTIL NO RIOEducação Infantil no Riohttps://www.blogger.com/profile/16648236059003103435noreply@blogger.com