segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Relato da Eliane

Relato da Eliane Cunha
☻☻☻
Somos Agentes Auxiliares de Creches querendo expressar nossos sentimentos, objetivos e expectativas nessa função que exercemos a mais ou menos um ano e meio na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
Participamos do 1.º concurso realizado no município do Rio de Janeiro. Oficialmente nos tornamos servidores em atendimento à lei que criou nosso cargo.
Anteriormente este cargo era ocupado por Recreadoras. Pessoas, em sua maioria, moradoras da própria comunidade onde estão inseridas as creches. Essas Recreadoras tiveram participação na história da construção de cada creche.
Na minha creche, a Odetinha no Lins de Vasconcellos, a fundadora da creche encontra-se ainda entre nós. É homenageada pela música "Maria, Maria" de Milton Nascimento. Música que traduz sua luta pelas crianças da comunidade que não tinham com quem ficar para suas mães irem trabalhar. Então, Maria se dispôs a cuidar e educar essas crianças, primeiramente em seu apartamento no Conjunto Habitacional do Lins e mais tarde juntamente com outras mulheres na Creche Odetinha. Maria foi a figura do apego em substituição a figura materna.
Algumas dessas mulheres agora fazem parte do Quadro Permanente da PCRJ – SME. Nossa “Maria” é lactarista e mãezona de todos os AACs. Suas crianças agora somos nós. Frutos de seu trabalho.
Desde o período que ingressamos nas creches até hoje, aprendemos muito sobre este Universo Creche. Chegamos nus, despidos de experiência, somente os que já trabalhavam como contratados e passaram a ser estatutários possuíam conhecimento e experiência. Aprendemos os saberes e fazeres da creche no dia a dia de nossas atividades. Nossos dias passaram a ter um novo valor. Passamos a vivenciar o mundo carismático das crianças.
São exatamente essas experiências que queremos registrar neste blog. Contamos com duas grandes amigas que nos auxiliarão a transmitir nossos sentimentos sobre o cargo, as atividades realizadas, a união da categoria, a luta pelo reconhecimento profissional, a rotina, as crianças, enfim a todas as possibilidades que já estão conosco e outras que surgirão com o passar do tempo.
Nossas amigas também estão envolvidas com a E.I. e possuem vasta experiência, facilitando a coordenação deste projeto: criação de um blog para a E.I. da PCRJ.

3 comentários:

bete costa disse...

Parabéns Eliane por mais esse canal, a cada dia vc mostra ser uma pessoa sensata, integra e INTELIGENTE.
Ao contrário da música de Roberto Carlos, NÃO quero ter um milhão de amigos, quero ter poucos, mas bons amigos, mesmo que virtualmente. E vc AMIGA faz parte do meu rol de amigos, espero um dia te conhecer

henriete disse...

Parabéns Eliane pelo seu relato falando sobre nosso trabalho,pessoa igual a você e difícil de presência, que luta pelos seus objetivos e dessa maneira que conseguimos alcançar vários espaço.

www.hebemaciel.blogspot.com disse...

Eliane tenho visitado sempre este lindo blog, e você está de parabéns. Eu também sou AAC e estou nesta luta pelo nosso reconhecimento, e mesmo assim não devemos deixar cair a bandeira da qualidade educacional para estas crianças.