segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ProInfantil - Informações

Informações sobre o ProInfantil para os AACs
(via e-mail)
☻☻☻
Olá Eliane,


Abaixo segue respostas para suas perguntas.
☻Data do início? Provavelmente em outubro. Estamos confirmando com o MEC (preparação do material). Tão logo fecharmos uma data, divulgaremos.
☻O curso será on-line? Não. Terá semestralmente treinamentos presenciais de 2-3 semanas, encontros quinzenais aos sábados e trabalho de campo durante a semana. Haverá uma linha 0800 disponível para tirar dúvidas (um professor atenderá).
☻Onde será oferecido o curso? Os encontros presenciais serão em pólos (5-10 escolas do município espalhados pela cidade, ainda estamos estabelecendo estes pólos, tentando colocá-los o mais próximos possível dos cursistas e tutores).
☻Vai ser paga alguma bolsa auxílio durante o curso? Cobriremos custos referentes a transporte e comida.
☻Curso normal com titularização em EI será necessário fazer o Proinfantil? Não
☻As matérias básicas serão exigidas? Sim
☻O tempo de formação será realmente de 2 anos? Sim
☻Qual licenciatura que habilita ao enquadramento? Médio normal ou pedagogia
☻As pessoas que possuem a formação de normal e graduação serão enquadradas antes das que farão o Proinfantil? Não. Estamos ainda em fase de desenvolvimento e aprovação junto ao Prefeito do plano de cargos e salários, que, se aprovado, será implementado a partir de 2º semestre de 2011.
☻Nosso cargo terá nova nomenclatura? Estamos analisando
☻Seremos AAC com formação de professores? Estamos analisando


Continuo a disposição caso tenha mais dúvidas.
Desde já, obrigada pela ajuda na divulgação destas respostas para minimizar as dúvidas dos ACCs referente ao ProInfantil.
Abraços,

Maria Eduarda Falcão

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa de criação do blog.
Com certeza será fonte de muitas sugestõespara nós professores
Bjs
Sonia R Ubeda

Anônimo disse...

Somos auxiliares de Recreação(monitores) em Angra dos Reis, e segundo as tutoras que nos ministram o curso do Proinfantil, este curso não veio pra nós e sim para professores do nordeste,disseram que nos "quebraram o galho" e disseram que nada vai acontecer após o curso. Não conseguimos entender por que tanto preconceito(a nível nacional) com esta categoria, tão importante dentro das creches, visto que nós substituímos o professor diariamente das 11:31 às 17:00, em suas férias, quando estão de licença médica, recesso de fim e meio de ano, além de atuar juntamente com os professores na elaboração do PP e também nas atividades aplicadas às crianças,ficamos com as crianças a maior parte do tempo!Na verdade acumulamos duas funções!!!se a LDB diz que cuidar e educar são indissociáveis, que para trabalhar na educação infantil tem que ter no mínimo o normal e estamos sendo habilitados,por que não nos reconhecer como professores? a Política Nacional de Educação diz que não-docentes são aqueles funcionários que não trabalham diretamente com as crianças, então somos o que?ao meu ver e acho que da lei também, somos docentes!Então eu pergunto, quais serão nossos direitos? há alguma possibilidade das creches brasileiras se adaptarem a legislação vogente?