quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Prêmios Professores do Brasil - MEC

Professoras da Rede Municipal vencem concurso nacional do MEC

"No aconchego dos livros", projeto inovador da Creche Municipal Vitorino Freire, de Vila Valqueire, venceu o Prêmio Professores do Brasil do Ministério da Educação, categoria Educação Infantil.

A professora Eliane Serique inscreveu sua idéia juntamente com a diretora Marta Costa. Elas dividiram o prêmio de RS 5 mil e a creche ganhou um aparelho de datashow. As duas vencedoras foram recebidas nesta terça-feira (15/12) pela secretária municipal de Educação, Claudia Costin, que conversou sobre detalhes do projeto e da premiação. A disputa foi nacional, envolvendo 4 mil trabalhos, e a entrega dos prêmios, pelas mãos do ministro da Educação Fernando Haddad, foi no início deste mês, em Brasília.
- Foi uma grande honra para a rede abrigar um projeto tão interessante, desenvolvido por professores que mobilizam a leitura familiar a partir do ambiente de creche. Esse trabalho é fabuloso e vamos visitar a unidade para conhecer melhor e disseminar essa experiência na rede- comentou a secretária Claudia Costin, anunciando que a Creche Vitorino Freire será transformada em Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) no próximo ano.
A professora Eliane, com 15 anos de magistério dos quais 12 na Rede Municipal, explicou que o projeto, adotado em sua unidade desde 2007, inverte a idéia básica de que crianças de Educação Infantil, ainda não alfabetizadas, devem começar a se familiarizar com a leitura levando livros para casa, prática muito adotada em grande parte das creches.
- Pelo nosso projeto, os pais são convidados a virem à creche para lerem os livros, juntamente com as crianças. Ou seja: trouxemos as famílias para dentro da escola, como forma de incentivar o convívio com os livros na faixa de dois e três anos- comentou a educadora.
Já a diretora Marta Costa, com 25 anos de experiência, destacou que a idéia foi concebida a partir de um embasamento teórico, mas também se mostrou útil para a solução de um problema: a creche fica ao lado de
um CIEP e muitas mães com filhos também na outra escola pediam para liberar as crianças mais cedo, já que os horários de saída não coincidem. Como isso não é permitido, foi planejada uma atividade que atendesse ao desejo dos pais, proporcionando, ao mesmo tempo, maior entrosamento entre a creche e as famílias.
Hoje, o projeto é sucesso não só porque venceu o concurso do MEC, mas também porque foi "adotado! pela comunidade escolar: conforme o relato das professoras, a participação é de quase 100%, com o comparecimento em massa dos pais para as sessões de leitura com os seus filhos, o que acontece uma vez por semana.
♥♥♥
Colaboração de Eliane Suzel