terça-feira, 24 de novembro de 2009

VII Troca de Experiências Bem Sucedidas em Educação Infantil

Auditório 71 (UERJ)

VII Troca de Experiências Bem Sucedidas
em Educação Infantil
23/11/2009
UERJ
 
Pôsteres e Comunicações
Imagens do auditório 71



Durante as comunicações, contamos com as presenças da Secretária Claudia Costin (foto no auditório 71),
da Subsecretária Helena Bomeny e da Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos da Coordenadoria de Educação.

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Na sua fala aos educadores, a Secretária destacou a importância da Educação Infantil na vida da criança através de pesquisas. Comentou sobre o adiamento da data do evento, que ocorreu para que ela pudesse conhecer os trabalhos apresentados.
Esclareceu sobre os Professores II, que continuarão a trabalhar com as crianças da Educação Infantil, e os AAC (Agentes Auxiliares de Creche) que terão um curso de capacitação com duração de 2 anos.
Explicou sobre o EDI, um espaço no qual as crianças da 1.ª infância podem conviver e se desenvolver (4 meses a 5 anos e 11 meses).
Ela gostou muito dos trabalhos apresentados na Troca. Comentou sobre suas visitas às escolas e creches.
Elogiou os profissionais da Rede Municipal, que mesmo trabalhando nas mais variadas condições, têm demonstrado qualidade no seu fazer pedagógico.
Ressaltou duas qualidades percebidas nos professores: "humildade" para aprender e "vontade" que motiva a fazer um trabalho cada vez melhor.

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Colaboração: Eliane Cunha e Ivanise Meyer

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VII Troca de Experiências Bem Sucedidas em Educação Infantil

VII Troca de Experiências
Bem Sucedidas em Educação Infantil

Local: UERJ
Dia: 23/11 (2.ª feira)
Horário: manhã ou tarde (conforme sua inscrição)
Auditórios: 51, 71, 111 e 113
Recebe a programação de cada um e escolhe na hora.

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Fonte de informação: Twitter (Simone)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Biblioteca do Professor

Biblioteca do Professor

Pela primeira vez os Agentes Auxiliares de Creches estão recebendo livros para montarem sua biblioteca pessoal. Foram presenteados com a participação na escolha de livros da Biblioteca do Professor, da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Segundo palavras da secretária Claudia Costin, os Agentes Auxiliares de Creche estão sendo contemplados nessa ação por interagirem com crianças e poderem induzi-las no fabuloso mundo da leitura.

O intuito da secretária é incrementar a qualidade da Educação, proporcionando aos Educadores, considerados agentes de promoção da leitura e formadores de novos leitores, o incentivo ao prazer da leitura.

“Um livro é uma janela pela qual nos evadimos.”
Julin Green

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Colaboração: Eliane Cunha

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Texto: Repaginando a Educação Infantil

Repaginando a Educação Infantil

“Que eu jamais possa dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis, será uma tragédia para o mundo se eu conseguir convencê-la disso”.(AD)

No passado, acreditava-se que a criança só podia entrar na escola aos cinco anos. Hoje se sabe que, quanto mais cedo isto acontecer, melhor. Os três primeiros anos são os mais importantes para o desenvolvimento cerebral. A educação infantil é extremamente importante para o desenvolvimento integral do ser humano. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida definem seu sucesso escolar e seu desenvolvimento. O primeiro papel da escola é levar a criança à plena realização de si mesmo.

Ao aprender construindo aprende-se para a vida. Devemos como educadores possibilitar a elaboração de uma identidade múltipla promovendo o respeito às diferenças, à divergência, em direção ao pluralismo ao escutar e à ajuda recíproca. A escola infantil é um comunitário de aprendizes, quando concebemos que as crianças são “aprendizes da comunidade”, na medida que se propõe uma dupla identidade: a “criança de casa” (com saberes construídos) e a “criança aprendiz” (com saberes que serão construídos). A prática didática deve prever o aprendizado cooperativo, o desenvolvimento metacognitivo, a base dialógica, a legitimação das diferenças, as experiências contextualizadas e os papéis alternados.

A criança como sujeito social histórico, estabelece no seu presente, a identidade de portadora e produtora de cultura. Nesse sentido a infância passa a ser considerada como tempo de “Preparação para…”, sonhar, brincar, sorrir, jogar, desenhar, colorir. Com isso, tudo o que a criança tem direito, faz desse período de sua vida um momento em que ela é a protagonista do seu desenvolvimento como sujeito de sua história.

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estão contemplados os Fundamentos Norteadores, que priorizam os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais; assim como as práticas de educação e cuidados, que possibilitam a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/lingüísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.

Na Declaração Universal dos direitos da Criança proclamados pela ONU, os anos mais importantes para o desenvolvimento da criança são os seis primeiros. Nesses seis anos se forma a estrutura da personalidade e a base da sua afetividade, em torno da imagem que ela faz de si mesmo. Aos seis anos a criança já passou por várias experiências, como o amor ou a rejeição, o carinho ou a violência, o cuidado ou a indiferença, a certeza ou a dúvida, a alegria ou a ansiedade. Para desenvolver-se de maneira saudável e feliz, é preciso que a maior parte das experiências seja positiva.

Qualquer criança tem o direito de ser criança. Infelizmente, o que temos constatado é que elas estão sendo antecipadas a crescer, coagidas a amadurecer e a adotar responsabilidades, que não condizem com a sua faixa etária.

Desrespeitar o direito de ser criança prejudica o seu desenvolvimento emocional.

“É nessa fase da vida que se inicia a construção do ser autônomo, crítico e criativo, sem o que, um país não poderá jamais alcançar o pressuposto tão almejado qual seja de um povo livre e independente, quer política, econômica, intelectual ou cientificamente”.

Prof. Roberto Nicolau Schorr.

Amélia Hamze
Profª da FEB/CETEC
FISO, ISEB-Barretos

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Colaboração: Eliane Cunha

Inauguração do EDI Jardim do Amanhã


EDI Jardim do Amanhã
Cidade de Deus
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A Prefeitura do Rio inaugura hoje o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Jardim do Amanhã, na Cidade de Deus. Com o novo EDI - modelo de atendimento educacional que integra a creche e a pré-escola em uma mesma unidade -, o Município passa a oferecer mais 75 vagas nesta região, uma das mais carentes da cidade, reduzindo em quase 50% a demanda por vagas na área. No próximo ano, a Secretaria Municipal de Educação pretende inaugurar mais três Espaços de Desenvolvimento Infantil na mesma localidade. A unidade, instalado na Rua das Rosas, está equipado com duas salas de maternal I e II, uma sala de pré-escola, pátio com brinquedos adequados para a faixa etária, sala de administração e refeitório.

Fonte: DO de 12/11/2009

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Colaboração: Eliane Cunha

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Lançamento do livro: Retratos de um Desafio

Mensagem: Ser educador nos dias de hoje


Ser educador nos dias de hoje


Autor: Raquel Martins

Os nossos meninos não são os de antes…
Trocaram os brinquedos de madeira pelos sofisticados
brinquedos de luz e som, que só com o simples toque numa
tecla fazem aparecer o mundo fantástico da eletrônica.

As educadoras não as de antes…
Fotocopiam, ampliam, colam papéis de texturas maravilhosas,
e reconstroem pegadas de animais pré-históricos só com o
simples ato de misturar água e gesso…

Mas há coisas que não mudam, que o tempo e os anos
respeitam…
O olhar de uma criança de mão dada com o/a
seu/sua educador(a) e o contato silencioso, caloroso,
são sinais entranhados de um código único,
de um sentimento profundo de amizade.

Uma criança e o/a seu/sua educador(a)…são capazes de tudo.
Podem passar horas juntos escutando cantigas, resolvendo
problemas com carícias e pauzinhos ou simplesmente brincar
com a imaginação.
Podem fazer as maiores invenções e tentar
salvar o mundo plantando uma árvore.

Não são as crianças de antes…
As educadoras e os educadores não são os de antes…
O mundo não é o de antes...

Mas há coisas que não mudam, a capacidade de
deslumbramento, a força da natureza, o olhar de uma
criança e o carinho de um(a) educador(a)
que se entrega sem condições, dia-a-dia,
que sonham e trabalham juntos por um mundo
melhor, com um código único, eterno, poderoso,
indestrutível: o de uma profunda amizade.

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Colaboração: Eliane Cunha

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Tutores do Proinfantil


PROVA DE TUTORES PROINFANTIL
2ª chamada 14/11 – Próximo sábado
De 9h às 12h Campus da UFRJ – Praia Vermelha

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

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Inaugurado EDI em Bangu

EDI
Espaço de Desenvolvimento Infantil
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O Rio ganha nesta quarta-feira (dia 4) mais um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), novo modelo de atendimento educacional da Rede Municipal que integra a creche e a pré-escola em uma mesma unidade. O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguram, às 10 horas, o EDI Professor Reinaldo José de Araújo Barbosa, na Rua Roque Barbosa, s/nº, em Bangu. Na ocasião, o prefeito e a secretária anunciarão o plano de obras para os novos EDIs até fevereiro do próximo ano.

O EDI Professor Reinaldo José de Araújo Barbosa é o segundo criado na cidade. O local da construção tinha sido destinado, na gestão passada, a uma escola de ensino fundamental, mas a comunidade solicitou a mudança de segmento, tendo em vista a grande demanda na faixa etária da Educação Infantil.

De acordo com o conceito de EDI, esta unidade atenderá crianças de 3 meses a 5 anos e cinco meses (creche e pré-escola). Terá uma biblioteca específica para a primeira infância, 13 salas, sendo quatro para o maternal e nove para a pré-escola, além de uma sala de primeiros atendimentos, um auditório, uma sala de artes, um laboratório de informática, refeitório, cozinha e dependências administrativas.

O EDI Professor Reinaldo José tem capacidade para 325 vagas. Com esta nova unidade, a Rede Municipal passa contar com 2 EDIs, 255 creches públicas e 722 unidades com pré-escola. Especificamente na área da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, onde se localiza a nova unidade, há 22 creches e 103 unidades com pré-escola e um EDI já em funcionamento.

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Colaboração: Eliane Cunha