sábado, 24 de outubro de 2009

VII Encontro de Troca de Experiências Bem Sucedidas em Educação Infantil


VII Encontro de
Troca de Experiências Bem Sucedidas
em Educação Infantil
Público-Alvo:
- coordenadores pedagógicos de todas as escolas com segmento de EI
- diretores das escolas com EI
- diretor-adjunto das escolas com EI
- professores regentes de EI
- professores com dupla regência (EI)
- diretor de creche
- professores articuladores de creche
- professor de Ed. Física que atua em EI
- elemento da GED/CRE
- agentes auxiliares de creche
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Incrições Online:
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Colaboração: Eliane Cunha

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PRÓ-SABER: Vestibular 2010

PRÓ-SABER: VESTIBULAR 2010
Curso Normal Superior com Habilitação em Magistério da Educação Infantil

Informações Gerais:
O Instituto Superior de Educação Pró-Saber está oferecendo 30 vagas para ingresso, por processo seletivo, no Curso Normal Superior, habilitação em Magistério da Educação Infantil.
As aulas terão início em março de 2010, serão oferecidas no horário noturno (a partir das 19 horas) e, pelo menos duas vezes por mês, as atividades acadêmicas serão realizadas aos sábados.
Inscrições:
As inscrições, franqueadas, a candidatos residentes no município do Rio de Janeiro, que trabalhem em creches públicas e/ou comunitárias ou em instituições filantrópicas de educação infantil do município do Rio de Janeiro.

Data: de 05 a 30 de outubro de 2009

Horário: das 10:00 às 12:00 horas e das 15 às 18:30 h

Local: Largo dos Leões, 70, Humaitá, na Secretaria.

Documentação:
No ato da inscrição o candidato deverá:
a) Preencher o formulário de inscrição (fornecido pelo Pró-Saber)
b) Original e cópia (legível) de documento oficial de identidade (a cópia será anexada à inscrição)
c) Cópia (legível) do Histórico Escolar do Ensino Médio
d) Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que esteja cursando o último período deste nível de ensino;
Obs: se o curso foi concluído no estrangeiro, apresentar o Histórico Escolar original acompanhado da sua tradução com fé pública e da sua revalidação expedida pelo Conselho Estadual de Educação;
e) Cópia de Documento que comprove o vínculo com uma chreche pública comunitária, ou com um instituição escolar localizada em comunidade popular.

Processo Seletivo:
Será realizado em três (03) etapas: prova escrita, entrevista e memorial.
Prova: a prova abordará um tema sócio-educacional e terá como objetivo conhecer a capacidade do(a) candidato(a) organizar, relacionar e expor suas idéias com clareza. Serão classificados para a segunda etapa, somente os quarenta (40) primeiros colocados.
Memorial: os candidatos selecionados para a segunda fase deverão apresentar, no dia da entrevista um memorial de vida de educando. Ou seja, um pequeno texto em que apresente sua vida, sua história de educando.
Entrevista: última etapa do processo seletivo, tem por base informações contidas no histórico escolar e no memorial de vida

O Manual do Candidato, com todas as informações sobre o processo seletivo, estará disponível na sede do Pró-Saber a partir do dia 5 de outubro próximo.
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Colaboração de Eliane Cunha

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia dos Professores - Homenagem

Professor!
Aquele ser especial
Que se emociona quando o aluno cresce
Que sorri quando escutam sua lição
Que aprende tanto quanto ensina
Cuja sabedoria está em saber ouvir
Em saber calar
Que ensina muito mais do que
Escrever e contar
Ensina lições da vida
Lições do que é amar
A lição de ser um verdadeiro homem
Um verdadeiro cidadão
E quando todos vão embora diante da luta
Ele está à frente da batalha
E não desiste nunca
Sabe que em suas mãos
Está a solução do país
Somente pela educação
Um povo pode ser feliz
(Sirlei L. Passolongo)

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Homenagem do blog Educação Infantil no Rio a todos os educadores no seu dia
15/10/2009.

EDI inaugurado em Bangu

Prefeitura inaugura em Bangu novo modelo de Educação Infantil
O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, inauguram nesta quinta-feira (dia 15), às 9h30, em Bangu, o primeiro Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) do município. O EDI Tânia Maria Larrubia Gomes traz um novo modelo de educação infantil, integrando a creche e a pré-escola em uma mesma unidade. Depois da inauguração, o prefeito e a secretária entregam a Medalha Carioca de Educação a três personalidades da área e também livros para os professores da rede municipal.


Na nova unidade, serão atendidas 150 crianças de 4 meses a 4 anos e meio de idade, que serão estimuladas a desenvolver, desde de pequenas, a aprendizagem através da convivência com os livros, entre outras atividades. Cada EDI terá uma biblioteca/brinquedoteca especializada na primeira infância. Além disso, as unidades terão uma Sala de Primeiros Atendimentos, com um agente de saúde presente, que verificará a carteira de vacinação e dará orientações de higiene as crianças e também aos responsáveis, entre outras atribuições.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dia Nacional da Leitura

Dia Nacional da Leitura
12 de outubro
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Quem não se lembra de em pequenino gostar que lhe lessem histórias horas sem fim, sem nunca dar sinal de cansaço ou de aborrecimento…transportavam-nos a um imaginário sem fim, onde tudo acabava em bem.
Quase sempre recordamos um avô ou alguém familiar que nos contava mil e uma peripécias antes de irmos dormir, de preferência à frente duma fogueira acolhedora e quentinha. Estes eram os serões de antigamente de quem vivia no campo. Mas também na cidade se vivia o espírito de contar histórias antes de ir dormir, talvez aconchegados no quentinho dos lençóis as crianças sonhavam com as suas histórias preferidas.
Nos nossos dias o não ter tempo para nada, apoderou-se da hora de contar histórias e essa prática foi perdendo-se por entre caminhos pouco claros. Hoje em dia poucas crianças têm o privilégio de ouvir histórias em casa, contadas pelos pais ou familiares próximos.
Esquecemos muitas vezes que através das histórias a criança forma o gosto pela leitura, enriquece o seu vocabulário, amplia o mundo de ideias e conhecimentos desenvolvendo a linguagem e o pensamento.
As histórias estimulam a atenção, a memória, cultivam a sensibilidade e isso significa educar o espírito, ajudam por vezes a resolver conflitos emocionais e tão importantes, estimulam o imaginário da criança.
Como recurso pedagógico a história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade, por isso, vamos começar a ler mais histórias às nossas crianças.
Boas leituras!
Mônica Semedo, Educadora de Infância


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Contribuição de Eliane Cunha

Curso de Música




Curso - Música na Educação Infantil


CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA - Centro Universitário
Centro de Estudos Liddy Mignone
Música na Educação Infantil
Professor Anderson Carvalho
Público Alvo: coordenadoras e orientadoras pedagógicas, professoras, berçaristas, crecheiras e todos os interessados em musicalização para bebês (0 à 3 anos).
· Vivências e experiências sobre a linguagem musical inserida no cotidiano da educação infantil: brinquedos cantados, jogos musicais e repertório.
· Iniciação a flauta doce e percussão
· Bibliografia, vídeos, brinquedos e discografia sobre o tema.
Encontros as segundas-feiras: Início 05 de outubro de 2009.
Horário: 18h00 às 20h00
Duração: 2 meses
Preço: R$ 100,00 por mês.
Pagamento antecipado para a garantia da vaga
Local: Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário
Av. Graça Aranha, 57 / 12º andar. Centro. Rio de Janeiro
Informações:
Adriana Rodrigues: (21) 9804-3838
centrodeestudosliddymignone@gmail.com
Departamento Cultural (falar com Ana Paula ou Clara Leitão)
Fone: 3478-7600 / 3478-7610
E-mail:
cultural@cbm-musica.org.br
Coordenação: Adriana Rodrigues Didier
Realização: Departamento Cultural CBM

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Contribuição de Eliane Cunha

domingo, 4 de outubro de 2009

Formação dos Agentes Auxiliares de Creche

Formação dos Agentes Auxiliares de Creche
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A PCRJ, UERJ e Pró-Saber investem na formação dos profissionais das creches.
Estamos realizando cursos, oficinas e jornadas.
Estes conhecimentos vão permitir um melhor atendimento
à Educação Infantil – modalidade Creche.
Eventos que participamos:

Prof.ª Ana Rosa ensinando sobre cantinhos.

Palestra com dentista do PSF


Oficina de psicomotricidade UERJ



Oficina de música com o Anderson na Odetinha




Encontro dos Educadores de EI



Curso de Capacitação Polo Tijuca



Curso de Capacitação dos AAC Polo Tijuca



Curso de Capacitação dos AAC Polo de Rocha Miranda



Madalena Freire pontuando o tema da Jornada de Educação


Oficina da Vera Vasconcellos na Odetinha

Oficina Vínculo da Creche com a Família


Oficina de leitura UERJ

Palestra sobre Diversidade na 3ª CRE


Palestra com o Prof.º Aristeo sobre EI na UERJ


Seminário de Educação Infantil na UERJ - Julho/2009
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Colaboração de Eliane Cunha

sábado, 3 de outubro de 2009

Poema: O direito das crianças


O Direito das Crianças
Ruth Rocha
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Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola, bola, bola!
Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.
Um passeio de canoa,
Pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa...
Contar estrelas no céu...
Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro-quente.
Festejar o aniversário,
Com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos,
Dar pulos no colchão.
Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura...
Alguém para querer bem...
Festinha de São João,
Com fogueira e com bombinha,
Pé-de-moleque e rojão,
Com quadrilha e bandeirinha.
Andar debaixo da chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.
Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.
Ter tempo pra fazer nada,
Ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada...
Falar pelos cotovelos.
E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.
Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito de ser feliz!
E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.
Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...
Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito a ser feliz!
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Contribuição de Eliane Cunha