domingo, 20 de setembro de 2009

PIC - Primeira Infância Completa

PIC
Primeira Infância Completa
♥♥♥
A partir de 19/09, oito creches da Prefeitura do Rio de Janeiro abrirão aos sábados. Estas creches participarão do programa Primeira Infância Completa (PIC). O programa tem como objetivo atender aos sábados crianças (de 3 meses até 3 anos e 11 meses) que ainda não estão matriculadas nas creches.
Iniciará como um projeto piloto em 10 creches, uma por Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os pais ficarão com o dia livre e quando forem buscar as crianças receberão, durante uma hora, orientações sobre saúde e educação.
Creches do programa Primeira Infância Completa (PIC):

2ª CRE: Creche Municipal Aracy Guimarães Rosa, Catete – 38 crianças inscritas
3ª CRE: Creche Municipal Comunidade do Jacarezinho, Jacarezinho – 33 crianças inscritas
4ª CRE: Creche Municipal Carlos Drummond de Andrade, Penha – 112 crianças inscritas
6ª CRE: Creche Municipal Herbert de Souza, Coelho Neto – 65 crianças inscritas
7ª CRE: Creche Municipal Maria da Conceição Silveira de Carvalho, Curicica – 61 crianças inscritas
8ª CRE: Creche Municipal José Felix, Fazenda Coqueiro I - 22 crianças inscritas
9ª CRE - Creche Municipal Padre Valter da Costa Santos, Campo Grande - 112 crianças inscritas
10ª CRE - Creche Municipal Sempre Vida Terra da Paz, Paciência - 40 crianças inscritas
Material fornecido por Eliane Cunha.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dia de Vacinação


Sábado (19/9) tem vacinação contra a pólio.
Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar a vacina. Mesmo quem não tomou a primeira dose. É importante que o responsável leve a carteira de vacinação.

Poema: Só a brincar

Só a brincar
Quando estiver montando blocos
Construindo casas, prédios, cidades
Não digam que estou só brincando
Porque brincando, estou aprendendo
Aprendendo sobre o equilíbrio e as formas
Um dia, posso ser engenheiro ou arquiteto.
Quando me virem fantasiando
Fazendo comidinha, cuidando das bonecas
Não pensem que estou só brincando
Porque brincando, estou aprendendo
Aprendendo a cuidar de mim e dos outros
Um dia, posso ser mãe ou pai.
Quando estiver coberto de tinta
Ou pintando, ou esculpindo e moldando barro
Não digam que estou só brincando
Porque brincando, estou aprendendo
Aprendendo a expressar-me e a criar
Um dia, posso ser artista ou inventor.
Quando estiver sentado
Lendo para uma plateia imaginária
Não riam e achem que estou só brincando
Porque brincando, estou aprendendo
Aprendendo a comunicar e a interpretar
Um dia, posso ser professor ou ator.
Quando estiver à procura de insetos no mato
Ou enchendo os meus bolsos com bugigangas
Não achem que estou só brincando
Porque brincando, estou aprendendo
Aprendendo a prestar atenção e a explorar
Um dia, posso ser cientista.
Quando estiver mergulhado num puzzle
Ou num jogo da escola
Não pensem que perco tempo brincando
Porque brincando, estou aprendendo
Aprendendo resolver problemas e concentração
Um dia posso ser empresário.
Quando estiver cozinhando, provando comida
Não achem, porque estou gostando, que estou só brincando
Porque brincando, estou aprendendo
Aprendendo seguir instruções e descobrir as diferenças
Um dia, posso ser chefe.
Quando estiver pulando, saltando,correndo e movimentando-me
Não digam que estou só brincando
Porque brincando, estou aprendendo
Aprendendo como funciona o meu corpo
Um dia posso ser médico, enfermeiro ou atleta.
Quando me perguntarem o que fiz hoje na escola
E eu disser que brinquei
Não me entendam mal
Porque brincando, estou aprendendo
Aprendendo a trabalhar com prazer e eficiência
Estou preparando-me para o futuro
Hoje, sou criança e o meu trabalho é brincar.
(Poema de origem desconhecida)
▼▼▼
Postagem de Eliane Cunha

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ProInfantil - Informações


O ProInfantil começará 04/01/2010 (notícia dada pela Maria Eduarda Falcão no twitter em 17/9/2009).
Aguardem novidades.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Notícias da Educação Infantil

Notícias
▼▼▼▼▼
Rio terá 50 novas creches
A educação infantil no Rio ganhou uma boa notícia: O prefeito
Eduardo Paes e a secretária de Educação, Claudia Costin, anunciaram
a liberação de recursos federais para a construção de 50 novas
creches públicas na Zona Oeste, uma das áreas mais carentes da
cidade. O anúncio foi feito durante a solenidade de inauguração do
novo prédio da Escola Municipal Jornalista Sandro Moreyra, em
Bangu, na região.
- O governo federal se dispôs a nos repassar algo em torno de mais
de R$ 50 milhões, verba necessária para a construção de 50 creches
na Zona Oeste. Nós vamos dar os terrenos para que sejam feitas as
construções, que já serão no novo modelo de Espaço de
Desenvolvimento Infantil (EDI), para crianças de 3 meses a 5 anos e
meio. Vamos equipar essas escolas e colocar educadores lá dentro -
revelou a secretária Claudia Costin. - O governo federal também vai
nos ajudar a capacitar os agentes auxiliares de creche para que
eles possam se transformar em educadores infantis - acrescentou.
Ainda de acordo com a secretária, cada nova creche deverá abrigar
até 140 crianças, o que, na totalidade, cobrirá uma parte
importante da demanda nesta faixa etária. Atualmente, cerca de 30
mil crianças são atendidas em 254 creches municipais. Agora, a
Prefeitura fará pesquisa para identificar os terrenos disponíveis
para as construções.
A liberação dos recursos foi acertada em reunião entre o prefeito
Eduardo Paes, a secretária Claudia Costin e o ministro da Educação,
Fernando Haddad, nesta quarta-feira (dia 26), em Brasília.
- A construção de 50 novas creches aqui na Zona Oeste é um
compromisso que a gente assumiu com a população de melhorar muito a
educação infantil - disse o prefeito.
▼▼▼
SME lança o Programa Primeira Infância Completa
O prefeito Eduardo Paes, e a secretária Municipal de Educação,
Claudia Costin, lançaram, nesta sexta-feira (dia 4), na Creche
Maria da Conceição, em Curicica, o programa Primeira Infância
Completa (PIC). Com o objetivo de atender aos sábados crianças (de
3 meses até 3 anos e 11 meses) que ainda não estão matriculadas nas
creches, o programa é realizado pela Secretaria Municipal de
Educação em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e
Defesa Civil e Assistência Social.
- Com esse novo projeto, as mães ganham um tempo para investir na
sua educação ou complementar a renda doméstica. Além disso, os pais
dos alunos também receberão orientações sobre como cuidar da saúde
e do desenvolvimento das crianças. Assim, essas crianças terão
condições de crescer mais saudáveis e estarão aptas para aprender -
declarou a secretária, Claudia Costin.
O programa terá início como um projeto piloto em 10 creches, uma
por Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A partir do dia 19 de
setembro as crianças que estão na lista de espera por uma vaga nas
creches serão atendidas aos sábados, das 9h às 17h. Os pais ficarão
com o dia livre e quando forem buscar as crianças receberão,
durante uma hora, orientações sobre saúde e educação. Durante o
dia, agentes auxiliares de creche e profissionais da área de saúde
farão o atendimento das crianças.
- Além disso, o programa prevê uma visita mensal às casas dessas
famílias por gentes de saúde e de assistência social para oferecer
informações complementares e necessárias para o desenvolvimento das
crianças - explicou Claudia Costin.
De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o objetivo dessa
gestão é dobrar o número de vagas nas creches do Rio. Segundo o
prefeito, esse programa também contribuirá para o salto de
qualidade da educação carioca.
- Apostar no futuro das crianças é apostar no futuro de nossa
cidade. Não podemos mais ver as mães tendo que ir trabalhar e
deixando seus filhos mais velhos, de 8, 9 anos, tomando conta dos
menores - afirmou Eduardo Paes.
Creches do programa Primeira Infância Completa (PIC)
1ª CRE: Creche Municipal Estácio de Sá, Estácio - 137 vagas que
serão oferecidas
2ª CRE: Creche Municipal Aracy Guimarães Rosa, Catete - 159 vagas
que serão oferecidas
3ª CRE: Creche Municipal Comunidade do Jacarezinho, Jacarezinho -
150 vagas que serão oferecidas
4ª CRE: Creche Municipal Carlos Drummond de Andrade, Penha - 152
vagas que serão oferecidas
5ª CRE: Creche Municipal São Miguel Arcanjo, Madureira - 144 vagas
que serão oferecidas
6ª CRE: Creche Municipal Herbert de Souza, Coelho Neto - 190 vagas
que serão oferecidas
7ª CRE: Creche Municipal Maria da Conceição Silveira de Carvalho,
Curicica - 90 vagas que serão oferecidas
8ª CRE: Creche Municipal José Felix, Fazenda Coqueiro I - 150 vagas
que serão oferecidas
9ª CRE: Creche Municipal Padre Valter da Costa Santos, Comunidade
Santa Maria - 209 vagas que serão oferecidas
10ª CRE: Creche Municipal Sempre Vida Terra da Paz, Paciência - 100
vagas que serão oferecidas
▼▼▼

II Seminário de Educação Brasileira - CEDES

Entre os dias 01 e 03 de dezembro deste ano, o CEDES promove o II Seminário de Educação Brasileira, com o tema "Os desafios contemporâneos para a educação brasileira e os processos de regulação".
Visitem a homepage do evento:
http://www.cedes.unicamp.br/seminario/seminario.htm
Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES

sábado, 12 de setembro de 2009

Sugestões de Livros (Folha de São Paulo)



Veja lista completa de livros infantis indicados por especialistas:

No dia 18 de abril, é também o aniversário do livro infantil. Para comemorar essa data tão especial, a Folhinha pediu que 17 especialistas em literatura indicassem obras que não podem faltar na sua biblioteca. Ou seja, são livros que toda criança deve ler antes de virar adulto! A tarefa não foi nada fácil, mas conheça, abaixo, os mais votados.


"Alice no País das Maravilhas"
De Lewis Carroll,
com tradução de Ana Maria Machado - Editora Ática
"Bisa Bia, Bisa Bel"
Escrito por Ana Maria Machado, com ilustração de Regina Yolanda. Editora Salamandra
"O Bichinho da Maçã"
De Ziraldo Editora - Melhoramentos
"A Bolsa Amarela"
De Lygia Bojunga, com ilustrações de Marie Louise Nery - Casa Lygia Bojunga
"Chapeuzinho Amarelo"
De Chico Buarque, com ilustrações de Ziraldo - Editora José Olympio.
"O Gênio do Crime"
De João Carlos Marinho, com ilustrações de Maurício Negro- Editora Global
"Histórias Maravilhosas de Andersen"
De Hans Christian Andersen, com tradução de Heloisa Jahn - Companhia das Letrinhas
"História Meio ao Contrário"
De Ana Maria Machado, com ilustração de Renato Alarcão - Editora Ática
"Menina Bonita do Laço de Fita"
De Ana Maria Machado, com ilustrações de Claudius - Editora Ática

"Ou Isto ou Aquilo"
De Cecília Meireles, com ilustrações de Thais Linhares - Editora Nova Fronteira

"O Mágico de Oz"
De Lyman Frank Baum - Editora Ática
"Reinações de Narizinho"
De Monteiro Lobato, com ilustrações de Manoel Victor Filho Editora Brasiliense
"Fábulas"
De Monteiro Lobato, com ilustrações de Manoel Victor Filho - Editora Brasiliense
"Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias"
De Ruth Rocha, com ilustrações de Adalberto Cornavaca - Editora Salamandra
"Sua Alteza, a Divinha - Um Conto do Nosso Folclore"
De AngelaLago - Editora RHJ
"O Menino Maluquinho"
De Ziraldo - Editora Melhoramentos
"As Aventuras de Tom Sawyer"
De Mark Twain, com tradução de Carlos Heitor Cony - Editora Ediouro
"A Arca de Noé"
De Vinícius de Moraes, com ilustrações de Nelson Cruz - Companhia das Letrinhas
"A Fada que Tinha Idéias"
De Fernanda Lopes de Almeida, com ilustrações de Edu - Editora Ática
"Exercícios de Ser Criança"
De Manoel de Barros, com bordados de Antônia Zulma Diniz, Ângela, Marilu, Martha e Sávia Dumont sobre desenhos de Demóstenes - Editora Salamandra
"A Bruxinha Atrapalhada"
De Eva Furnari - Editora Global
"Contos de Grimm"
De Wilhelm e Jacob Grimm, com tradução de Heloisa Jahn - Companhia das Letrinhas
"Contos de Perrault"
De Perrault, com tradução de Regina Regis Junqueira e ilustrações de Gustave Doré - Editora Villa Rica
"Corda Bamba"
De Lygia Bojunga, com ilustrações de Regina Yolanda - Casa Lygia Bojunga
"De Não em Não"
De Bartolomeu Campos de Queiróz, com ilustrações de Gloria Campos e Paulo Bernardo Vaz - Editora Ibep Nacional
"Dengos e Carrancas de um Pasto"
De Jorge Miguel Marinho
"Diário de um Gato Assassino"
De Anne Fine, com tradução de Mariana Rodrigues e ilustrações de Sofía Balzola - Edições SM
"Doze Reis e a Menina no Labirinto do Vento"
De Marina Colasanti - Editora Global
"Os Doze Trabalhos de Hércules"
De Monteiro Lobato, com ilustrações de Manoel Victor Filho - Editora Brasiliense
"É Isso Ali"
De José Paulo Paes, com ilustrações Walter Vasconcelos - Editora Salamandra
"Faca Afiada"
De Bartolomeu Campos de Queiroz, com ilustrações de Odilon Moraes - Editora Moderna
"A Flor do Lado de Lá"
De Roger Mello - Editora Global
"Histórias de Bobos, Bocós, Burraldos e Trapalhões"
De Ricardo Azevedo - Projeto Editora
"Um Homem no Sótão"
De Ricardo Azevedo - Editora Ática
"Indez"
De Bartolomeu Campos de Queirós - Editora Global
"Indo Não Sei Aonde Buscar Não Sei O Quê"
De Angela-Lago - Editora RHJ
"Lin e o Outro Lado do Bambuzal"
De Lúcia Hiratsuka - Edições SM
"A Maior Flor do Mundo"
De José Saramago, com ilustrações de João Caetano - Companhia das Letrinhas
"Mania de Explicação"
De Adriana Falcão, com ilustrações de Mariana Massarani - Editora Moderna
"Memórias da Emília"
De Monteiro Lobato, com ilustrações de Manoel Victor Filho - Editora Brasiliense
"O Menino que Espiava pra Dentro"
De Ana Maria Machado, com ilustrações de Flávia Savary - Editora Nova Fronteira
"O Menino Quadradinho"
De Ziraldo - Editora Melhoramentos
"Meninos do Mangue"
De Roger Mello - Companhia das Letrinhas
"Meu Livro de Folclore"
De Ricardo Azevedo - Editora Ática
"As Mil e Uma Noites - Volumes 1 e 2"
Versão de Antoine Galland, com tradução de Alberto Diniz - Editora Ediouro
"Os Miseráveis"
De Victor Hugo, com tradução de Walcyr Carrasco - Editora FTD
"A Moça Tecelã"
De Marina Colasanti, com ilustrações de Demóstenes Vargas - Editora Global
"Não Olhe Atrás da Porta"
De Lia Neiva - Editora Livro Técnico
"As Narrativas Preferidas de um Contador de Histórias"
De Ilan Brenman, com ilustrações de Fernando Vilela - Editora Landy
"No Olho da Rua"
De Georgina Martins, com ilustrações de Nelson Cruz - Editora Ática
"Nossa Rua Tem um Problema"
De Ricardo Azevedo - Editora Ática
"O Olho de Vidro do Meu Avô"
De Bartolomeu Campos de Queirós, com ilustrações de Pimenta Design - Editora Moderna
"Onde Tem Bruxa Tem Fada"
De Bartolomeu Campos Queirós, com ilustrações de Suppa - Editora Moderna
"Palavras, Palavrinhas e Palavrões"
De Ana Maria Machado, com ilustrações de Fê - Editora FTD
"Um Passarinho Me Contou"
De José Paulo Paes - Editora Ática
"Pé de Pilão"
De Mário Quintana - Editora Ática
"O Pequeno Nicolau"
De René Goscinny, com tradução de Luís Lorenzo Rivera e ilustrações de Jean-Jacques Sempé - Editora Martins Fontes

"Pererêêê Pororóóó"
De Lenice Gomes, com ilustrações de André Neves - Editora DCL
"Peter Pan"
De James Barrie, com tradução de Ana Maria Machado - Editora Salamandra

"O Picapau Amarelo"
De Monteiro Lobato, com ilustrações de Manoel Victor Filho - Editora Brasiliense

"Poemas para Brincar"
De José Paulo Paes - Editora Ática

"Poesia Fora da Estante" (volumes 1 e 2)
De Vera Aguiar, Sissa Jacoby e Simone Assumpção (org.), com ilustrações de Laura Castilho (vol. 1) e Tatiana Sperhacke (vol.2) - Projeto Editora

"(O) que os Olhos Não Vêem"
De Ruth Rocha, com ilustrações de Carlos Britos - Editora Salamandra
"Raul da Ferrugem Azul"
De Ana Maria Machado, com ilustrações de Rosane Faria - Editora Salamandra
"Restos de Arco-Íris"
De Sérgio Capparelli - Editora L&PM

"Os Rios Morrem de Sede"
De Wander Piroli, com ilustrações de Rogério Borges - Editora Moderna

"Sabedoria das Águas"
De Daniel Munduruku, com ilustrações de Fernando Vilela - Editora Global
"Seis Vezes Lucas"
De Lygia Bojunga - Casa Lygia Bojunga
"O Sofá Estampado"
De Lygia Bojunga Nunes, com ilustrações de Peter - Casa Lygia Bojunga

"A Televisão da Bicharada"
De Sidônio Muralha, com ilustrações de Cláudia Scatamacchia- Editora Global
"Todo Cuidado é Pouco!"
De Roger Mello - Companhia das Letrinhas
"Viagem ao Céu"
De Monteiro Lobato, com ilustrações de Manoel Victor Filho - Editora Brasiliense
"A Vida Íntima de Laura"
De Clarice Lispector, com ilustrações de Mariana RoccEo
"A Vida e Outra Vida de Roberto do Diabo"
De Ricardo Azevedo(fora de catálogo)

Quem escolheu os livros:
  • Adriana Silene Vieira, 34, doutora em letras pela Unicamp (UniversidadeEstadual de Campinas); Ana Mariza Filipouski, 58, doutora em teorialiterária e pesquisadora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul);
    Cecil Jeanine Albert Zinani, coordenadora do curso de pós-graduação em literatura infanto-juvenil da Universidade de Caxias do Sul;
  • Flávia Brocchetto Ramos, 40, professora doutora da Universidade de Caxias do Sul e da Universidade de Santa Cruz do Sul; Gloria Pimentel Correia Botelho de Souza, 53, especialista em literatura infanto-juvenil brasileira pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e autora de "A Literatura Infanto-Juvenil Brasileira Vai Muito Bem, Obrigada!" (DCL);
  • Juliana Loyola, 42, professora de literatura infanto-juvenil da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo);
  • Juracy Assmann Saraiva, 60, pós-doutora em teoria literária e autora de "Literatura na Escola" (Artmed);Laura Sandroni, 73, mestre em literatura brasileira com especialização em literatura infantil, fundadora e membro da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil);
  • Maria das Graças Monteiro Castro, 45, jurada da FNLIJMaria dos Prazeres Mendes, 58, professora doutora da USP (Universidade de São Paulo); Maria José Palo, professora da PUC-SP e co-autora e "Literatura Infantil: Voz de Criança" (Ática);
  • Maria Rosa Duarte de Oliveira, professora da PUC-SP e co-autora de "Literatura Infantil: Voz de Criança" (editora Ática);
  • Milena Ribeiro Martins, 34, doutora em literatura brasileira pela Unicam
  • Peter O'Sagae, 37, assessor do PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura) e criador do site Dobras da Leitura (http://www.dobrasdaleitura.com/);
  • Regina Zilberman, 58, autora de "Como e Por Que Ler a Literatura Infantil Brasileira" (Objetiva);
  • Rosa Maria Cuba Riche, 56, doutora em teoria literária pela UFRJ e professora da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro);
  • Tania Rösing, 59, coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo (RS).

Fonte: 14/04/2007 - 02h30 da Folha de S.Paulo

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Pós Graduação em Educação Infantil

O Curso de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas visa aprofundar os conhecimentos teórico-práticos básicos ao trabalho de concepção, implementação, gestão, supervisão e atuação direta com crianças em creches, pré-escolas, escolas, além de outros espaços e instituições. Tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre diferentes alternativas na área da educação infantil. A criança, como sujeito histórico, social e cultural - como cidadão -, é o eixo central da proposta.
Informações:

Bienal do Livro RIO

Agradecimentos
Com grande alegria recebemos a notícia de nossa participação como visitantes na XIV Bienal do Livro Rio. Sabemos da importância desse evento para a Literatura e não queríamos ficar de fora. Trabalhamos com Educação Infantil. Nosso público são esses jovens leitores. Nossas bebetecas são seus cantinhos preferidos. Os livros são cheios de magia e encantamento, e nos reportam ao mundo imaginário das possibilidades. Para a criança o livro é um brinquedo que adquire vida através de nossos gestos e vozes.
Nossos agradecimentos à Secretária de Educação Sr.ª Claudia Costin
e ao Sr. Jose Luiz Goldfarb.
"É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros."(Bill Gates)

Postado por Eliane Cunha

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Perguntas sobre o ProInfantil


Perguntas sobre o ProInfantil
☻☻☻
Perguntas feitas por Eliane (a pedido dos AACs) à Maria Eduarda:
1. AACs que estão fazendo faculdade em outras áreas de atuação, como ficará a situação dessas pessoas durante estas 2-3 semanas presenciais?
Resposta: 1. Isto é uma questão que cada AAC vai ter que avaliar individualmente. Neste primeiro semestre, as 2 semanas de treinamento presencial será de 17hr30 as 21hr30 (provavelmente, vamos confirmar nas próximas semanas). Depois, será durante as férias. Entendo que talvez não seja o ideal para todos, mas é um meio de conseguirmos fazer o curso sem esperar muito mais.
2. Esse trabalho de campo significa exatamente o que? Se por acaso for referente à elaboração de planejamento e avaliação no local de trabalho significa que o enquadramento será imediato, pois são atribuições de professor?
Resposta: Este trabalho de campo inclui atividades diversas. Basicamente, é colocar na prática o material aprendido no curso. Para ter mais detalhe, acesso o “Guia Geral ProInfantil” via o site do MEC ou internet/ intranet da SME (anexo no link de inscrição); lá explica bem estas atividades. Não significa que o enquadramento será imediato.
Texto fornecido por: Eliane Cunha.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sugestões para compra de livros na Bienal

Sugestões de livros
♥♥♥
Deixe aqui nos COMENTÁRIOS
sua sugestão de livros
para compra na Bienal.
Quem quiser consultar as sugestões,
basta clicar em COMENTÁRIOS
e ler as sugestões.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ProInfantil - Informações

Informações sobre o ProInfantil para os AACs
(via e-mail)
☻☻☻
Olá Eliane,


Abaixo segue respostas para suas perguntas.
☻Data do início? Provavelmente em outubro. Estamos confirmando com o MEC (preparação do material). Tão logo fecharmos uma data, divulgaremos.
☻O curso será on-line? Não. Terá semestralmente treinamentos presenciais de 2-3 semanas, encontros quinzenais aos sábados e trabalho de campo durante a semana. Haverá uma linha 0800 disponível para tirar dúvidas (um professor atenderá).
☻Onde será oferecido o curso? Os encontros presenciais serão em pólos (5-10 escolas do município espalhados pela cidade, ainda estamos estabelecendo estes pólos, tentando colocá-los o mais próximos possível dos cursistas e tutores).
☻Vai ser paga alguma bolsa auxílio durante o curso? Cobriremos custos referentes a transporte e comida.
☻Curso normal com titularização em EI será necessário fazer o Proinfantil? Não
☻As matérias básicas serão exigidas? Sim
☻O tempo de formação será realmente de 2 anos? Sim
☻Qual licenciatura que habilita ao enquadramento? Médio normal ou pedagogia
☻As pessoas que possuem a formação de normal e graduação serão enquadradas antes das que farão o Proinfantil? Não. Estamos ainda em fase de desenvolvimento e aprovação junto ao Prefeito do plano de cargos e salários, que, se aprovado, será implementado a partir de 2º semestre de 2011.
☻Nosso cargo terá nova nomenclatura? Estamos analisando
☻Seremos AAC com formação de professores? Estamos analisando


Continuo a disposição caso tenha mais dúvidas.
Desde já, obrigada pela ajuda na divulgação destas respostas para minimizar as dúvidas dos ACCs referente ao ProInfantil.
Abraços,

Maria Eduarda Falcão

Relato da Eliane

Relato da Eliane Cunha
☻☻☻
Somos Agentes Auxiliares de Creches querendo expressar nossos sentimentos, objetivos e expectativas nessa função que exercemos a mais ou menos um ano e meio na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
Participamos do 1.º concurso realizado no município do Rio de Janeiro. Oficialmente nos tornamos servidores em atendimento à lei que criou nosso cargo.
Anteriormente este cargo era ocupado por Recreadoras. Pessoas, em sua maioria, moradoras da própria comunidade onde estão inseridas as creches. Essas Recreadoras tiveram participação na história da construção de cada creche.
Na minha creche, a Odetinha no Lins de Vasconcellos, a fundadora da creche encontra-se ainda entre nós. É homenageada pela música "Maria, Maria" de Milton Nascimento. Música que traduz sua luta pelas crianças da comunidade que não tinham com quem ficar para suas mães irem trabalhar. Então, Maria se dispôs a cuidar e educar essas crianças, primeiramente em seu apartamento no Conjunto Habitacional do Lins e mais tarde juntamente com outras mulheres na Creche Odetinha. Maria foi a figura do apego em substituição a figura materna.
Algumas dessas mulheres agora fazem parte do Quadro Permanente da PCRJ – SME. Nossa “Maria” é lactarista e mãezona de todos os AACs. Suas crianças agora somos nós. Frutos de seu trabalho.
Desde o período que ingressamos nas creches até hoje, aprendemos muito sobre este Universo Creche. Chegamos nus, despidos de experiência, somente os que já trabalhavam como contratados e passaram a ser estatutários possuíam conhecimento e experiência. Aprendemos os saberes e fazeres da creche no dia a dia de nossas atividades. Nossos dias passaram a ter um novo valor. Passamos a vivenciar o mundo carismático das crianças.
São exatamente essas experiências que queremos registrar neste blog. Contamos com duas grandes amigas que nos auxiliarão a transmitir nossos sentimentos sobre o cargo, as atividades realizadas, a união da categoria, a luta pelo reconhecimento profissional, a rotina, as crianças, enfim a todas as possibilidades que já estão conosco e outras que surgirão com o passar do tempo.
Nossas amigas também estão envolvidas com a E.I. e possuem vasta experiência, facilitando a coordenação deste projeto: criação de um blog para a E.I. da PCRJ.

Objetivos e Combinados


Objetivos do Educação Infantil no Rio
☻☻☻
Para organizarmos nosso espaço, estabeleceremos alguns "combinados":
- Este espaço virtual destina-se a informar os educadores dos espaços de Educação Infantil sobre assuntos que nos interessam e colaborar com a formação continuada indicando sites, blogs, textos e outros arquivos que possam auxiliar os educadores.
- O espaço de troca de atividades e sugestões entre os educadores será feita no grupo Educação no Rio e o Picasa. Inscreva-se: http://groups.google.com.br/group/educacao-no-rio1

- Nosso blog também trará os relatos de educadores da rede. Envie seu relato para 
educacaoinfantilnorio@gmail.com

- Para pesquisar as postagens vá em no "índice do blog".

- Os comentários poderão ser registrados em cada postagem (procurar link "comentários" no final da postagem) ou no mural de recados.

- Os blogs das creches e escolas com turmas de E.I. terão links. Os blogs de escolas (E.F.) ficarão em outro link. Há também um link para os blogs (pessoais) dos educadores da rede. Envie o endereço para: educacaoinfantilnorio@gmail.com

- Há vários blogs destinados à Educação Infantil na Web, indicaremos aqueles que possam ajudar com sugestões de atividades. Deixaremos os links nas postagens e no blogroll (blogs favoritos).

- Se desejar publicar uma informação ou dar uma sugestão sobre Educação Infantil envie um e-mail para
educacaoinfantilnorio@gmail.com

Agradecemos sua colaboração e compreensão.
Blog EDUCAÇÃO INFANTIL NO RIO

domingo, 6 de setembro de 2009

Apresentação do Educação no Rio

Novos horizontes na Educação Infantil
☻☻☻
Toda mudança assusta.
É assim que estávamos no início do ano, sem saber ao certo o que nos esperava, quais seriam os rumos da Educação Infantil em nossa prefeitura. Muitas novidades, notícias vindas de todos os lados e um clima de suspense no ar...
E agora, como ficaríamos diante das demandas do Ensino Fundamental? Quais seriam as propostas para a Educação Infantil?
Se a pandemia de gripe A/H1N1 nos assustou (e assusta), ela serviu para nos unir.
De uma comunidade do Orkut, a professora Lilian foi além das mensagens que trocávamos e nos trouxe uma novidade: o Twitter. Conseguimos, graças a sua iniciativa, um canal de comunicação com nossa Secretária de Educação Claudia Costin.
Pela primeira vez somos ouvidos diretamente. A Secretária Claudia Costin gentilmente responde às nossas dúvidas e questionamentos via internet. Muito obrigada!
Depois do Twitter, Lilian criou o blog Funciona-RIO Educação objetivando centralizar as informações para todos.
Criei o grupo Educação no Rio para trocarmos atividades e ideias. A Lilian me propôs unir os espaços para ampliar nosso alcance junto aos colegas.
No Twitter conheci a Eliane e a Lucélia que me trouxeram suas experiências nas creches onde atuam.
Eliane pediu para criar um blog para os Agentes Auxiliares de Creche.
Eu sugeri que poderíamos nos unir em torno da Educação Infantil, visto que atendemos às crianças das creches e pré-escolas da PCRJ.
Surgiu o blog EDUCAÇÃO INFANTIL NO RIO, um espaço de troca, informação, formação e relatos.
Por conta da experiência com meus blogs, comecei a organização deste espaço para operacionalizar seu funcionamento. A Eliane e a Lucélia irão "alimentar" o blog referente às creches.
Espero que possamos nos conhecer e ampliar cada vez mais essa rede "humana" entre os funcionários da PCRJ ligados à Educação.
Um abraço,
Ivanise Meyer.
Prof. I e II/5.ª CRE
Espaços dos Educadores da PCRJ:

Funciona-RIO Educação
http://professorespcrj.blogspot.com/
Twitter dos Professores PCRJ
Twitter dos AACs
http://twitter.com/_AACs
Grupo Educação no Rio
Picasa